Curso Avulso

Aprenda a planejar aulas de História alinhadas à BNCC

Curso gratuito, com certificado e alinhado à BNCC.

100% Grátis

Começar agora

o curso Aprenda a planejar aulas de História alinhadas à BNCC

  • 10 horas
  • 4 meses para concluir
  • 1033 cursistas
  • Curso com certificado
  • Alinhado à BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Fundamental 2

Sobre o curso

Veja a trajetória do professor Jair Ferreira ao longo do processo de inovação de suas práticas visando introduzir em sua aula uma a metodologia de problematização, que dialoga com a proposta da BNCC de trabalhar os conteúdos de História colocando os alunos no papel de historiadores.

 

No curso você também verá com a professora Sherol dos Santos todas as etapas para planejar uma aula a partir dessa perspectiva, investigando a proposta da Base e vendo como acessar planos de aula do Fundamental 1 e Fundamental 2 já alinhados à BNCC.

 

Por fim, saberá como foi o processo de produção desses planos com o professor Oldimar Cardoso.

 

Ao final desse curso espera-se que você possa:

 

  • Identificar os diferentes papéis que os alunos podem ter em sala de aula;
  • Reconhecer as vantagens do uso da problematização nas aulas de história;
  • Conhecer formas de adaptação das aulas para incluir metodologias ativas, como a problematização;
  • Compreender as características que uma aula deve ter para que o aluno esteja no papel de historiador.
  • Conseguir estruturar um planejamento de aula alinhado à BNCC onde o aluno tenha esse papel;
  • Reconhecer os obstáculos da adaptação do currículo à proposta da BNCC.

 

O que você vai aprender

  • Boas-vindas!
  • Estudo de caso
  • A atitude historiadora
  • Passo a passo para o planejamento
  • Perguntas e respostas
  • Autoavaliação
  • Avaliação final
  • Para continuar estudando
  • Pesquisa de satisfação
  • Conclusão e certificado

Como você aprende

  • Video aula Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula
  • Na prática Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia
  • Acervo Nova Escola Aprenda sozinho ou escolha compartilhar feedback e ideias com outros pares

Sobre os autores

Jair Ferreira

Atua há 19 anos em sala de aula como professor de História no ensino básico, tendo atuado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Há 18 anos acumula sua atuação na rede particular com os encargos da rede pública do estado de São Paulo. É licenciado em História pela UNIFIEO e pós graduado em ensino de História pela Unicamp.

Oldimar Cardoso

Oldimar Cardoso é doutor e mestre em Educação, bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (1992-2007). Foi diretor de Relações Públicas da Sociedade Internacional de Didática da História (2011-2014), docente e pesquisador da Cátedra de Didática da História da Universidade de Augsburgo (2008-2012), autor de livros didáticos de História pelas editoras Ática e Escala (2003-2016), formador de professores de História em 15 estados brasileiros (1997-2010), professor de História e coordenador pedagógico na escola básica (1992-2003). É fellow da Fundação Alexander von Humboldt (desde 2008) e do Instituto Georg Eckert (desde 2009).

Sherol dos Santos

Mãe do Teodoro e Atinúké, Historiadora com experiência em escravidão no RS, territórios quilombolas, educação em Museus e Ensino de História. Mestre em História pela UNISINOS e Mestre em Ensino de História pela UFRGS/UFRJ, atuou como coordenadora do Setor Educativo e do Setor de Acervo e Pesquisa do Museu de História da Medicina em Porto Alegre/RS. Foi também especialista de História no projeto Planos de Aula da Nova Escola e atualmente é docente da Escola Estadual Planalto Canoense e da Escola Estadual Guarani, além de doutoranda em História na UFRGS.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Aprenda a planejar aulas de História alinhadas à BNCC

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo