Categoria: Curso Online
Veja a trajetória do professor Jair Ferreira ao longo do processo de inovação de suas práticas visando introduzir em sua aula uma a metodologia de problematização, que dialoga com a proposta da BNCC de trabalhar os conteúdos de História colocando os alunos no papel de historiadores. No curso você também verá com a professora Sherol dos Santos todas as etapas para planejar uma aula a partir dessa perspectiva, investigando a proposta da Base e vendo como acessar planos de aula do Fundamental 1 e Fundamental 2 já alinhados à BNCC. Por fim, saberá como foi o processo de produção desses planos com o professor Oldimar Cardoso.
Ao final desse curso espera-se que você possa:
Veja a trajetória do professor Jair Ferreira ao longo do processo de inovação de suas práticas visando introduzir em sua aula uma a metodologia de problematização, que dialoga com a proposta da BNCC de trabalhar os conteúdos de História colocando os alunos no papel de historiadores. No curso você também verá com a professora Sherol dos Santos todas as etapas para planejar uma aula a partir dessa perspectiva, investigando a proposta da Base e vendo como acessar planos de aula do Fundamental 1 e Fundamental 2 já alinhados à BNCC. Por fim, saberá como foi o processo de produção desses planos com o professor Oldimar Cardoso.
Ao final desse curso espera-se que você possa:
Certificado de Conclusão
Prática final validada por Nova Escola
Acesse online a qualquer momento
Baixe materiais alinhados à BNCC
Atua há 19 anos em sala de aula como professor de História no ensino básico, tendo atuado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Há 18 anos acumula sua atuação na rede particular com os encargos da rede pública do estado de São Paulo. É licenciado em História pela UNIFIEO e pós graduado em ensino de História pela Unicamp.
Oldimar Cardoso é doutor e mestre em Educação, bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (1992-2007). Foi diretor de Relações Públicas da Sociedade Internacional de Didática da História (2011-2014), docente e pesquisador da Cátedra de Didática da História da Universidade de Augsburgo (2008-2012), autor de livros didáticos de História pelas editoras Ática e Escala (2003-2016), formador de professores de História em 15 estados brasileiros (1997-2010), professor de História e coordenador pedagógico na escola básica (1992-2003). É fellow da Fundação Alexander von Humboldt (desde 2008) e do Instituto Georg Eckert (desde 2009).
Profissional com experiência na área de História, com ênfase em escravidão, territórios quilombolas e educação em Museus. Mestre em História pela UNISINOS. Mestre em Ensino de História pela UFRJ (ProfHistória - UFRGS). Atuou como coordenadora do Setor Educativo e do Setor de Acervo e Pesquisa do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS. Atuou como Vice-Diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Planalto Canoense (Canoas/RS) entre os anos de 2016-2018. Atualmente é Consultora-Especialista no Projeto Planos de Aula da Revista Nova Escola, docente na Rede Estadual de Ensino do RS, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS e Atinuké.