Competências

Aprenda a planejar aulas de História alinhadas à BNCC

Por Jair Ferreira

Por Oldimar Cardoso

Por Sherol dos Santos

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 10 horas
  • Valor: 6x de R$ 9,90
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC

Veja a trajetória do professor Jair Ferreira ao longo do processo de inovação de suas práticas visando introduzir em sua aula uma a metodologia de problematização, que dialoga com a proposta da BNCC de trabalhar os conteúdos de História colocando os alunos no papel de historiadores. No curso você também verá com a professora Sherol dos Santos todas as etapas para planejar uma aula a partir dessa perspectiva, investigando a proposta da Base e vendo como acessar planos de aula do Fundamental 1 e Fundamental 2 já alinhados à BNCC. Por fim, saberá como foi o processo de produção desses planos com o professor Oldimar Cardoso.

Ao final desse curso espera-se que você possa:

  • Identificar os diferentes papéis que os alunos podem ter em sala de aula;
  • Reconhecer as vantagens do uso da problematização nas aulas de história;
  • Conhecer formas de adaptação das aulas para incluir metodologias ativas, como a problematização;
  • Compreender as características que uma aula deve ter para que o aluno esteja no papel de historiador.
  • Conseguir estruturar um planejamento de aula alinhado à BNCC onde o aluno tenha esse papel;
  • Reconhecer os obstáculos da adaptação do currículo à proposta da BNCC.

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    Você conhecerá a proposta do curso e fará junto com o professor Jair uma atividade reflexiva sobre gestão de sala de aula focada em aprendizagem.

  • Etapa 2

    O professor Jair mostra três exemplos de aulas de História que ministrou usando metodologias ativas alinhadas à Base.

  • Etapa 3

    A professora Sherol apresenta os princípios norteadores do componente de História na BNCC e fala sobre a atitude historiadora que é esperada dos alunos

  • Etapa 4

    A professora Sherol apresenta uma sequencia de passos para auxiliar no planejamento de aulas focadas no desenvolvimento de habilidades.

  • Etapa 5

    O professor Oldimar conta como foi o processo de desenvolvimento do modelo de plano de aula e os três professores respondem as perguntas sobre o tema, aprofundando alguns assuntos.

  • Etapa 6

    Para receber seu certificado, faça sua autoavaliação e elabore um plano de aula de história

Sobre os autores

Jair Ferreira atua há 19 anos em sala de aula como professor de História no ensino básico, tendo atuado nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e no ensino médio. Há 18 anos acumula sua atuação na rede particular com os encargos da rede pública do estado de São Paulo. É licenciado em História pela UNIFIEO e pós graduado em ensino de História pela Unicamp.

Oldimar Cardoso é doutor e mestre em Educação, bacharel e licenciado em História pela Universidade de São Paulo (1992-2007). Foi diretor de Relações Públicas da Sociedade Internacional de Didática da História (2011-2014), docente e pesquisador da Cátedra de Didática da História da Universidade de Augsburgo (2008-2012), autor de livros didáticos de História pelas editoras Ática e Escala (2003-2016), formador de professores de História em 15 estados brasileiros (1997-2010), professor de História e coordenador pedagógico na escola básica (1992-2003). É fellow da Fundação Alexander von Humboldt (desde 2008) e do Instituto Georg Eckert (desde 2009).

A Professora e Mestra Sherol dos Santos é mãe do Teodoro e Atinúké, passista na Ala de Cabrochas na Imperadores do Samba (POA/RS) e Historiadora com experiência em escravidão no RS, territórios quilombolas, educação em Museus e Ensino de História.

Mestre em História pela UNISINOS e Mestre em Ensino de História pela UFRGS/UFRJ, atuou como coordenadora do Setor Educativo e do Setor de Acervo e Pesquisa do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS. Foi também especialista de História no projeto Planos de Aula da Associação Nova Escola e atualmente é docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental Planalto Canoense e da Escola Estadual de Ensino Médio Guarani (ambas em Canoas/RS), além de doutoranda em História na UFRGS.