Geografia

Geografia na BNCC: O que muda, planejamento e atividades

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   6x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   10 horas
  • Benefícios do curso completo:
  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

Por Juliana Maria Costa Fecher Winter, Laércio Furquim,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

Veja uma proposta de aula que utiliza a metodologia de problematização, que dialoga com a proposta da BNCC de trabalhar os conteúdos de Geografia ao colocar os alunos em uma postura mais ativa e desenvolver a capacidade dos estudantes dialogarem com vistas à resolução de problemas locais. No curso, você também vai aprender todas as etapas para planejar uma aula a partir dessa perspectiva e ter acesso a planos de aula do Fundamental 1 e Fundamental 2, todos eles alinhados à BNCC.

Objetivos de aprendizagem:

  • Reconhecer a problematização como uma metodologia que coloca os alunos em uma postura ativa no processo de ensino e aprendizagem;
  • Identificar as etapas necessárias para o planejamento de uma aula com problematização;
  • Reconhecer no relato de experiência de uma atividade realizada com uma turma de 8º ano os benefícios de se trabalhar com essa metodologia.
  • Certificado de Conclusão

  • Prática final validada por Nova Escola

  • Acesse online a qualquer momento

  • Baixe materiais alinhados à BNCC

O que você vai aprender

  • Etapa 1 Apresentação
  • Etapa 2 Como a metodologia ativa da problematização pode ajudar a ensinar Geografia
  • Etapa 3 Um mergulho na metodologia ativa da problematização
  • Etapa 4 China e Estados Unidos em guerra comercial: o que os seus alunos têm a ver com isso?
  • Etapa 5 Rotação por estações: como trabalhar nesse esquema
  • Etapa 6 Rotação por estações na prática
  • Etapa 7 Tira-dúvidas
  • Etapa 8 O ensino de Geografia para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Etapa 9 Avaliação
  • Etapa 10 Estamos acabando

Sobre os autores

Juliana Maria Costa Fecher Winter

Juliana Fecher Winter é professora licenciada em Estudos Sociais pela Universidade Salgado de Oliveira, mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Publicou cadernos pedagógicos sobre a História e Geografia do município de Petrópolis. Exerceu a função de orientadora escolar por quatro anos e atualmente é professora de geografia em escola públicas e particulares de Petrópolis. Professora do time de autores Nova Escola de geografia.

Laércio Furquim

Laercio Furquim Junior é licenciado, graduado e em Geografia pela Universidade de São Paulo. Cursou doutorado em Historia da Educação na PUC/SP. É Professor de Geografia no ensino básico há 25 anos, com experiência em coordenação, assessoria pedagógica e formação de professores. É autor de materiais didáticos de Geografia para Ensino Fundamental - Anos iniciais e Finais e para o Ensino Médio desde o ano 2000, materiais esses aprovados nos últimos PNLD e atendem, também, ao mercado privado. Assessor pedagógico de Geografia no Projeto Planos de Aula da Associação Nova Escola.