Geografia

Geografia na BNCC: O que muda, planejamento e atividades

Por Juliana Maria Costa Fecher Winter

Por Laércio Furquim

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 10 horas
  • Valor: 6x de R$ 9,90
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC

Veja uma proposta de aula que utiliza a metodologia de problematização, que dialoga com a proposta da BNCC de trabalhar os conteúdos de Geografia ao colocar os alunos em uma postura mais ativa e desenvolver a capacidade dos estudantes dialogarem com vistas à resolução de problemas locais. No curso, você também vai aprender todas as etapas para planejar uma aula a partir dessa perspectiva e ter acesso a planos de aula do Fundamental 1 e Fundamental 2, todos eles alinhados à BNCC.

Objetivos de aprendizagem:

  • Reconhecer a problematização como uma metodologia que coloca os alunos em uma postura ativa no processo de ensino e aprendizagem;
  • Identificar as etapas necessárias para o planejamento de uma aula com problematização;
  • Reconhecer no relato de experiência de uma atividade realizada com uma turma de 8º ano os benefícios de se trabalhar com essa metodologia.

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    Apresentação

  • Etapa 2

    Como a metodologia ativa da problematização pode ajudar a ensinar Geografia

  • Etapa 3

    Um mergulho na metodologia ativa da problematização

  • Etapa 4

    China e Estados Unidos em guerra comercial: o que os seus alunos têm a ver com isso?

  • Etapa 5

    Rotação por estações: como trabalhar nesse esquema

  • Etapa 6

    Rotação por estações na prática

  • Etapa 7

    Tira-dúvidas

  • Etapa 8

    O ensino de Geografia para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental

  • Etapa 9

    Avaliação

  • Etapa 10

    Estamos acabando

Sobre os autores

Juliana Fecher Winter é professora licenciada em Estudos Sociais pela Universidade Salgado de Oliveira, mestra em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Publicou cadernos pedagógicos sobre a História e Geografia do município de Petrópolis. Exerceu a função de orientadora escolar por quatro anos e atualmente é professora de geografia em escola públicas e particulares de Petrópolis. Professora do time de autores Nova Escola de geografia.

Laercio Furquim Junior é licenciado, graduado e em Geografia pela Universidade de São Paulo. Cursou doutorado em Historia da Educação na PUC/SP. É Professor de Geografia no ensino básico há 25 anos, com experiência em coordenação, assessoria pedagógica e formação de professores. É autor de materiais didáticos de Geografia para Ensino Fundamental - Anos iniciais e Finais e para o Ensino Médio desde o ano 2000, materiais esses aprovados nos últimos PNLD e atendem, também, ao mercado privado. Assessor pedagógico de Geografia no Projeto Planos de Aula da Associação Nova Escola.