TRILHA

Combo - BNCC no Ensino Fundamental I

Coloque a BNCC no planejamento das aulas para o Fundamental I

100% Grátis

Começar agora

o curso Combo - BNCC no Ensino Fundamental I

  • Até 40 horas por curso
  • 4 meses para concluir
  • 1824 cursistas
  • Cursos com certificados
  • Alinhado a BNCC

Já iniciou esse curso?

Entre em sua conta

A quem se destina

Professores do Fundamental I

Sobre o curso

A Nova Escola preparou um combo de cursos para ajudar você a conhecer os conceitos que organizam a BNCC do Ensino Fundamental I, como aplicar jogos e planejar atividades que sejam atrativas, lúdicas e significativas para a construção do conhecimento do aluno.
 
O combo apresenta três cursos exclusivos de Nova Escola:
- Atividades para o Fundamental 1 alinhadas à BNCC (4h);
- Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1 (10h);
- Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental (40h).

 
Com curso "Atividades para o Fundamental 1 alinhadas à BNCC" (4h), você aprenderá com as autoras as principais mudanças propostas pela BNCC para o Ensino Fundamental I, como integrar as competências e habilidades ao planejar uma atividade e analisar sugestões para avaliar materiais para garantir que estejam alinhados à BNCC.
 
Em "Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1" (10h), Fernando Barnabé vai apresentar sugestões de jogos matemáticos e o que deve ser considerado na hora da seleção e como ele pode ser um recurso eficiente e potencializador, capaz de desenvolver as habilidades propostas na BNCC.
 
Já com o curso "Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental" (40h), as autoras vão ensinar como os jogos podem ser eficientes recursos didáticos no ensino da Língua Português para que você tenha base teórica e exemplos práticos que colaboram com a aprendizagem das crianças, sempre levando em conta as orientações da BNCC.
 
Você pode iniciar os cursos na ordem que preferir, podendo começar e finalizar um ou mais ao mesmo tempo.
 
Todos os cursos possuem certificados e estão ancorados em abordagens que apoiam a implementação da BNCC. O documento prevê experiências significativas que promovem o protagonismo e o potencial dos alunos.
 
Comece agora mesmo e bons estudos!

O que você vai aprender

Três cursos para implementar a BNCC com atividades, planos de aula e jogos

Entenda o documento e implemente a BNCC de forma prática

  • Atividades para o Fundamental 1 Alinhadas à BNCC
    4 horas
  • Jogos matemáticos para o Ensino Fundamental 1
    10 horas
  • Jogos de Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental
    40 horas

Como você aprende

  • Conteúdos interativos e conectados com a prática Tudo pensando nas necessidades dos educadores e na realidade da sala de aula.
  • Materiais complementares para acessar de onde quiser Textos, vídeos, áudios, entrevistas, artigos, referências bibliográficas e ferramentas para usar no seu dia a dia.

Sobre os autores

Cibele Kimura

Cibele Kimura é Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós graduada em Psicopedagogia. Exerceu a função de coordenadora pedagógica por quatro anos, atualmente leciona para uma turma de 2º ano do ensino fundamental em uma escola na Prefeitura Municipal de São Paulo, na qual trabalha há oito anos. Mentora do time de autores Nova Escola de Matemática e professora Autora dos time de autores de Português e Ciências.

Isabel Cossalter

Isabel Cossalter Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Minas Gerais, com pós-graduação em Psicologia da Educação pela PUC-SP e aprimoramento em Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem pelo Cefac - SP. Exerceu a função de professora do curso Infantil por 4 anos, professora polivalente do Fundamental I por 10 anos e  coordenadora pedagógica por 16 anos. Professora autora do time de autores Nova Escola de Matemática e Língua Portuguesa.

Fernando Barnabé

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP), professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Superior, autor de cursos e materiais de ensino, e formador de professores. Fernando é licenciado em Matemática também pela USP. Foi professor substituto na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de professor em outras instituições de Ensino Superior nos estados de São Paulo, Bahia e Paraná. Atualmente, ele também é especialista no Time de Autores da Associação Nova Escola.

Maria Grembecki

Pedagoga, especialista em Alfabetização pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz, colaboradora do Laboratório de Educação e coordenadora da Escola de Educadores. Maria formou-se em 2000 em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Entre 1996 e 2008, trabalhou como professora de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Realizou formação de professores e coordenadores e participou da produção de diversos materiais sobre educação, dentre eles o Projeto Trilhas, e coordenou o desenvolvimento de materiais, portais e cursos de EAD pelo Instituto Natura.

Sheila Cristina da Silva Barros

Professora das redes municipais de ensino de Recife e de Jaboatão dos Guararapes (PE). Sheila atua no ciclo de alfabetização do município de Jaboatão e como professora mediadora no processo de formação de professores pela rede de ensino de Recife. Ela é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), com especialização em Alfabetização pela Faculdade Frassinetti do Recife (2011).

Telma Ferraz Leal

Pós-Doutora em Educação pela Universidad de Buenos Aires, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) Telma é pesquisadora de produtividade do CNPq. Na UFPE, ela orienta dissertações e teses no Núcleo de Educação e Linguagem e desenvolve atividades de formação de professores, produção e análise de materiais didáticos (livros e jogos) e de propostas curriculares. Concluiu seu doutorado em Psicologia na mesma universidade.

Sua formação continuada está prestes a ganhar novos rumos.
Bons estudos!

Começar agora

o curso Combo - BNCC no Ensino Fundamental I

Mais cursos

Veja outros cursos que podem te interessar.

Ver catálogo