Língua Portuguesa

Literatura no Ensino Fundamental 2

Por Marcelo Ganzela

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 10 horas
  • Valor: R$ 59,40
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC
A intenção deste curso é discutir estratégias didáticas que contribuam para a formação de adolescentes que sejam leitores literários, por meio da apresentação de gêneros que dialogam com a realidade deles.

O que você vai aprender

  • Etapa 1

    O professor Marcelo Ganzela, que te acompanhará durante o curso, se apresenta e fala sobre como a literatura vem sendo trabalhado em toda a Educação Básica e quais são os desafios para o Ensino Fundamental 2. Nessa etapa, Marcelo ainda explica em linhas gerais o percurso que você irá transcorrer durante o curso.

  • Etapa 2

    Entenda o conceito de literatura e literatura infanto-juvenil e os benefícios que proporcionam aos alunos. Conheça os cuidados a serem tomados ao utilizar adaptações literárias, assim como o que e como trabalhar com literatura em sala de aula. Leia também uma entrevista com a especialista colombiana em formação de leitores Yolanda Reyes sobre a relação dos adolescentes com a literatura.

  • Etapa 3

    Aprenda como se iniciou a indústria cultural e como ela se apresenta na literatura. Conheça estratégias importantes para se aproximar dos best-sellers consumidos pelos alunos e ainda estimulá-los a serem leitores críticos e a ampliarem seu repertório. Entenda também o que são fanfics, mangás e HQ’s e como eles podem ser utilizados em sala de aula.

  • Etapa 4

    Reflita sobre como utilizar os espaços públicos como espaços de aprendizagem e ainda acompanhe uma mediação de leitura realizado pelo professor Marcelo com alunos da Emef Profª Marili Diaz, em São Paulo.

  • Etapa 5

    Nessa etapa, o professor Marcelo sugere quatro livros de Literatura Fantástica e Realista para apresentar aos alunos do Ensino Fundamental 2. Além disso, ele apresenta um roteiro completo para trabalhar em sala de aula o conto O bife e a pipoca, de Lygia Bojunga.

  • Etapa 6

    Selecione um texto literário infantojuvenil e elabore um plano de aula com o intuito de estimular a formação leitoras de adolescentes ou para explorar a sala de leitura de sua escola ou um aparelho público de incentivo à leitura em sua cidade. Responda também a um teste de múltipla escolha que recapitulam o conteúdo estudado. Essa etapa é essencial para que você possa receber a certificação do curso.

  • Etapa 7

    Conte-nos suas impressões sobre o curso realizado!

  • Etapa 8

    Divida o curso com seus colegas!

Sobre o autor

Mestre em Teoria Literária pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Licenciado em Letras pela mesma instituição. É professor da Educação Básica há 16 anos, tendo atuado em salas de aula do Ensino Fundamental 2 e Médio. Atualmente, Marcelo Ganzela é coordenador do curso de Letras do Instituto Singularidades, em São Paulo, onde também ministra a disciplina de Didática da Literatura Infantojuvenil. Tem investigado o uso de metodologias ativas e a exploração de novos espaços de aprendizagem na Educação Básica e no Ensino Superior.

Sobre os APOIADORES:

Instituição de Ensino Superior fundada em 2001, a partir das novas necessidades de formação de professores, gestores da educação e de especialistas de ensino para o Brasil do século XXI. Em outubro de 2010, foi incorporado pelo Instituto Península para ampliar e impactar suas ações no âmbito da educação nacional.