Matemática

Matemática na BNCC: um novo olhar sobre probabilidade

Saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

Categoria:  Curso Online

  • Valor:   4x de R$ 9,90
  • Carga Horária:   4 horas
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Esse curso faz parte da trilha de cursos “Intensivo de Matemática na BNCC”, de 20h e com 5 cursos. Aproveite preços especiais!

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Por Rita Batista,

A quem se destina: Professores de Educação Básica e Gestores

O estudo de eventos aleatórios é relativamente recente no desenvolvimento da Matemática. Na escola, a abordagem de Probabilidade tem ganhado cada vez mais espaço. 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que habilidades sobre esse campo sejam desenvolvidas desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. Neste curso, você irá entender como a compreensão e interpretação de dados probabilísticos pode influenciar tomadas de decisão. Também irá conhecer os conceitos  de aleatoriedade e espaço amostral, fundamentais nesse campo. 

Vamos explorar estas ideias por meio de reflexão, de análise de situações e de propostas de atividades para vivência em sala de aula.

Os objetivos de aprendizagem deste curso são:

- Reconhecer a importância do ensino da probabilidade desde os anos iniciais da Educação Básica;

- Estabelecer conexões entre os objetos de conhecimentos propostos na BNCC e possibilidades de ensino da probabilidade, especialmente no que diz respeito à aleatoriedade e ao espaço amostral; 

- Refletir sobre a relação da probabilidade com a combinatória apontada na BNCC.

O que você vai aprender

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  • Acesse online a qualquer momento

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  • Baixe materiais alinhados à BNCC

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  • Etapa 1 Boas-vindas!
  • Etapa 2 Probabilidade para quê?
  • Etapa 3 Progressão ao longo do ensino fundamental
  • Etapa 4 Quando uma sequência é aleatória?
  • Etapa 5 Explorando o espaço amostral
  • Etapa 6 Exemplo de aula alinhada à bncc
  • Etapa 7 Discussão sobre a prática
  • Etapa 8 Sistematização
  • Etapa 9 Atividade final
  • Etapa 10 Pesquisa de satisfação

Sobre o autor

Rita Batista

Rita Batista

Doutoranda e mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professora de Matemática da Educação Básica há mais de 30 anos. Formadora de professores e pesquisadora do Geração (Grupo de Estudos em Combinatória e Probabilidade/UFPE). Especialista em Estatística e Probabilidade para elaboração dos planos de aula de Nova Escola. Colaboradora na produção de materiais didáticos digitais do Mathema.

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