Competências

Projeto político-pedagógico alinhado à BNCC

Por Priscila Arce

Por Sonia Guaraldo

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o que você vai aprender neste curso:

  • Carga Horária: 10 horas
  • Valor: R$ 59,40
  • Certificado: Disponível em PDF
  • Material: Disponível em PDF
  • Curso alinhado à BNCC

Revisar o projeto político-pedagógico por si só não é tarefa simples. Como fazer isso, então, trazendo para o documento o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular? Neste curso, você vai entender como o PPP revela como a escola vai colocar em prática a BNCC e como eles podem ser geradores de mudanças pedagógicas em aspectos que vão desde o protagonismo do aluno até a própria organização das salas de aula e da grade horária. Tudo isso por meio de um relato de experiência de uma diretora de escola pública de São Paulo que tem realizado esse trabalho com a sua comunidade.

Objetivos de aprendizagem:

. Entender o papel do PPP na escola

. Identificar as relações entre a Base Nacional Comum Curricular e o PPP

. Conhecer uma experiência de revisão democrática do PPP

→ Conhecer caminhos para adaptar o PPP à BNCC

O que você vai aprender

Sobre os autores

Com experiência na docência e na coordenação pedagógica em escolas da rede pública, atualmente, Priscila é diretora da Emef Sebastião Francisco O Negro, na zona leste de São Paulo. É mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), tendo estudado práticas de gestão democrática na rede municipal de São Paulo. Foi premiada com o Prêmio Paulo Freire e finalista do Prêmio Educador Nota 10. Entre 2017 e 2018, colaborou como autora do Blog da Direção, do site Gestão Escolar.

Com experiência como professora da rede pública e particular, coordenadora pedagógica e diretora em escolas públicas, Sonia foi Secretária de Educação em Birigui (SP) e, atualmente, é consultora do programa Formar, da Fundação Lemann. É também doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em gestão escolar pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e licenciada em Letras e Pedagogia.